E o fato é que não se vive sem comer. E quando a gente está cansado do "de sempre"? E quando você está bem no meio de um processo de emagrecimento? O jeito é buscar receitas leves e gostosas, e o escolhido dessa vez foi o pastel assado. A receita eu encontrei no site Tudo Gostoso, fiz uma modificação, e mesmo assim ficou muito saboroso, até meu marido gostou!
Aí a gente faz assim: te dou a receita da massa e você capricha no recheio de sua preferência, que tal?
A receita? Essa aqui ó:
Moreninhos por causa do farelo de trigo |
Pastel de forno integral
(Com Farelo de Trigo)
Ingredientes da massa:
- 1/2 xícara (chá) de creme de leite (1 caixinha dá e sobra, opte pelo creme de leite com menor percentual de gordura)
- 1 ovo
- 1/4 de colher (sopa) de sal (pode ser menos)
- 3/4 de xícara (chá) de farinha de trigo integral (eu usei farelo de trigo fino e ficou ótimo)
- 1 xícara (chá) e 1/4 de farinha de trigo branca (tenha sempre um pouco mais de farinha branca, caso precise)
- 1 colher (sopa) rasa de fermento químico
- 1 gema para pincelar
Modo de preparo:
Em uma vasilha grande misture o creme de leite e o ovo. Junte o sal, o fermento e as farinhas aos poucos. Pode ir mexendo com a colher até que não dê mais para continuar. Aí é a hora de colocar em uma bancada levemente untada e terminar de misturar com as mãos. A massa fica firme e não gruda nas mãos, mas pode ser que grude na bancada (por isso é necessário untar).
Agora vamos abrir a massa bem fininha com um rolo, cerca de meio centímetro, uma dica é untar levemente o rolo também, mas só faça isso se você notar que realmente precisa.
Ah, Melissa, não tenho rolo... Sem problema, use uma garrafa! Foi o que fiz...
Voltando... Abriu a massa? Legal, agora pegue um cortador de 7cm de diâmetro.
Melissa... Tá bom, já sei, não tem cortador. Use um copo de boca mais larga. Foi o que eu fiz...
Recheie, feche fazendo uma meia lua e apertando com um garfo, coloque na assadeira e pincele com a gema misturada com um pouco que café forte (sem açúcar, por favor) e umas gotinhas de óleo ou azeite (a Marly do Saboreando a Vida faz assim).
Leve ao forno até a parte de baixo ficar douradinha. Pronto, é só saborear!
Os meus eu recheei uns com ricota amassada, peito de peru, orégano, um tiquinho de azeite e um cadinho do creme de leite que sobrou da massa. É só misturar tudo e rechear. Outros eu recheei com carne moída e muçarela (para o marido, que acabou comendo e gostando dos dois sabores). Renderam cerca de 20 pasteizinhos, o rendimento varia de acordo com o tamanho que você fizer.
Deliciosos, integrais e sem tanto peso na consciência. Excelentes para servir em festinhas ou para aqueles dias que pedem uma coisinha diferente. Não sei se dá para congelar, vou testar e depois faço um update neste post, se alguém congelar antes de mim, me avise do resultado. Experimentem, nem dá tanto trabalho!
Beijos e até a próxima!
Oi, Mel,
ResponderExcluirDesculpe o atraso, só agora pude vir dar um pulinho aqui, rsrs. Sabe que uns anos atrás eu fazia demais pastéis assados e os recheava com vegetais (milho cremoso, antepasto de berinjelas, etc) porque vivia uma fase "natureba"? rsrs.
Estes seus pastéis me trouxeram isso à lembrança. Gostei muito do uso da farinha integral, nesta receita, o pastel ficou ainda mais fibroso e saudável.
Um beijo, boa semana e muito obrigada pela menção a mim neste post, rsrs.