domingo, 1 de setembro de 2013

Meus 24 aninhos e o melhor bolo da minha vida!

      No último dia 31 eu completei mais um ano... Aniversário geralmente me deprime, eu confesso que não sei lidar bem com a passagem do tempo, a ideia de envelhecer me agonia. Por isso não gosto de comemorar. Mas esse ano eu parei para pensar melhor e decidi que tenho que comemorar sim, se não for agora, quando vai ser?



      Reuni as pessoas importantes na minha vida, fizemos um churrasquinho... Mas eu queria bolo, e digo mais, queria bolo de chocolate! Resolvi arregaçar as mangas e fazer o meu próprio bolo. O bom de fazer seu próprio bolo é que você sabe direitinho o que quer, como gosta. Por exemplo: eu queria um bolo de chocolate com recheio branco e morangos, com cobertura de chocolate. Um bolo que não poderia ser muito doce, para não ficar enjoativo, nem muito amargo. Doce na medida certa. E eu consegui! Fiz um bolo que, além de lindo, ficou saboroso, perfeito para os padrões da minha família, agradou até a minha mãe que não gosta muito de bolo de chocolate. A massa desse bolo é uma que nós fazemos há muitos anos, sempre que fazemos bolo é esse, só que sem o chocolate.



Bolo de chocolate recheado de creme branco e morangos

Ingredientes para o bolo:

  • 1 xícara (chá) de margarina
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de chocolate em pó
  • 1 xícara (chá) de leite integral
  • 3 ovos
  • 1 colher (sobremesa) mal cheia, de fermento em pó
Modo de preparo do bolo:

      Antes de qualquer coisa, acenda seu forno na temperatura baixa. Agora, bata a margarina com o açúcar até clarear um pouco. Junte as gemas e bata mais um pouco. Misture o chocolate. Junte a farinha de trigo e o fermento e vá misturando enquanto adiciona o leite aos poucos. Bata as claras em neve e junte à massa delicadamente. Coloque em forma untada e enfarinhada e leve para assar, aumente a temperatura do seu forno para "média-alta" e deixe sua massa por cerca de 30 minutos.


*Aí pode ser que alguém pergunte: Melissa, posso usar "Nescau"? E eu direi: poder, até pode... Mas seu bolo não vai ficar com o mesmo sabor, cor, e dulçor "perfeitos" como fica com o uso do chocolate em pó. Mas se você prefere o achocolatado, vai lá!

Ingredientes para o recheio:

  • 2 latas de leite condensado
  • 1 xícara (chá) de leite 
  • 2 colheres (sopa) de amido de milho
  • 1 caixinha de creme de leite
  • Essência de baunilha a gosto
  • 2 bandejas de morangos 
Modo de preparo do recheio:

      Pique os morangos e deixe em um escorredor enquanto prepara o recheio e o bolo.
      Prepare o recheio: dissolva o amido de milho no leite, misture com o leite condensado e leve ao fogo baixo. Com toda a paciência do mundo, mexa até engrossar. Quando engrossar, vá mexendo e adicionando o creme de leite aos poucos. Apague o fogo, misture a baunilha e deixe esfriar com uma pedaço de papel-filme tocando no creme. Pode deixar na geladeira para esfriar mais rápido.



Ingredientes da cobertura:

  • 2 barras de chocolate ao leite (170g cada)
  • 1 barra de chocolate meio amargo (170g)
  • 1 lata de creme de leite (tenha um pouco mais de creme de leite, pode ser que você precise)


Acabamento:
  • 2 pacotes de biscoito waffer de chocolate
  • Fita de cetim
Modo de preparo da cobertura:

      Derreta o chocolate em banho-maria, junte o creme de leite (pode ser com soro) e misture bem. Use quase frio.

      Montagem do bolo:

Corte o bolo ao meio, coloque uma das partes onde vai servir, "apare" as casquinhas do bolo, bem de leve... Umedeça o bolo com leite adoçado com um pouco de açúcar, mas cuidado para não molhar demais . Passe uma camada do creme do recheio, coloque um punhado de morangos picados e ponha outra parte do bolo por cima. Se for necessário, repita esse processo. Passe uma camada do creme de chocolate nas laterais do bolo e vá grudando os biscoitos, ajeitando-os lado a lado. Amarre a fita de cetim e cubra o bolo com o creme de chocolate restante. Decore o topo do bolo com morangos picados, ou confeitos de sua preferência.

*A vantagem de finalizar seu bolo com o waffer é que fica lindo e é beeeem mais prático e rápido, porque você não precisa ficar alisando as laterais do bolo (que vamos combinar, dá um trabalhão), o capricho vai ser "concentrado" no topo do bolo.
*A desvantagem do waffer é que, claro, ele vai ficar "murcho" depois de um tempo... Mas continua gostoso.
*Eu nunca uso xícara para fazer esse bolo. Uso caneca com cerca de 300ml (sempre usei a mesma caneca). Com a medida da caneca, essa receita rende uma forma refratária grande! Como dessa vez eu usei uma forma redonda menor, redeu duas fornadas e o bolo ficou com 3 camadas de recheio. O creme do recheio, preparado com as quantidades supra citadas, dá perfeitamente para as três camadas e ainda sobra um pouquinho.

Termino esse post com um FELIZ ANIVERSÁRIO PARA MIM!
Deixo um beijo e, até a próxima!
Ah! No próximo post eu vou mostrar o prato em que servi o bolo e dar a ideia de como você também pode ter um daquele!

2 comentários:

  1. Ficou show teu bolo Melissa!!
    Ja dei os parabéns no face, mas deixo meus votos de muitas felicidades novamente.
    Eu tenho 45 , tive meu primeiro filho com 23 e a menina com 30. Me achei tão velha qdo ela nasceu, ficava pensando qdo ela tiver 30 já vou ter 60, ahaha. Bobagem, depois desencanei.
    Não sabia que vc tinha blog, desculpe não ter te visitado antes, só lembro de vc no face.
    Que bom que conseguistes arrumar o problema do G+, não quero me vincular por enqto, já vi muitos blogs que não vincularam direito e não conseguimos achar o blog da pessoa, só o perfil dela.

    bjus mil!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Melissa!

    Finalmente pude vir dar uma passadinha aqui! rsrs. Primeiramente receba os meus votos de muitas felicidades, pela passagem do seu aniversário! E parabéns também pelo bolo, ficou mesmo lindo e - com certeza - também muito saboroso! Você está provando que tem jeito para coisa! rsrs.

    Um beijo!

    ResponderExcluir

Eu adoraria saber o que você acha! ;)