terça-feira, 22 de outubro de 2013

Quarto repaginado - Como colar tecido (renda) em parede

  O quarto (e eu) estava ansioso por um detalhe na parede da cabeceira!
Então optei por uma colagem de tecido, decidi que usaria RENDA, mas em pesquisas na rede não havia absolutamente nada explicando ou indicando como proceder com a colagem desse tecido. Todas as dicas que eu vi indicavam tecido de algodão, de tapeçaria, nada de renda. Mas eu, teimosa que só, insisti na renda com a cara e com a coragem e colei! Então, acho que sou pioneira em colagem de renda em parede :D
      Vou confessar que no início fiquei meio assustada e aquela voz que habita o fundo do meu ser começou a dizer: "isso não vai dar certo... Eu sabia que não ia dar certo! Jogou dinheiro fora...". E foi justamente nessa hora que eu insisti e começou a dar tudo certo. O resultado é esse que podemos ver.

Tchã-ran!


      A renda que usei é daquelas que estica (que maluquice, Melissa!). A vantagem de ser renda, é que não precisei passar cola na parede antes de colar o tecido e depois passar mais cola sobre ele para proteger. Fui ajustando o tecido na parede e passando cola por cima de uma vez. A desvantagem é que tive que ficar segurando o tecido com cola sobre a parede até quase secar totalmente antes de partir para o próximo pedaço (não sei se é só com a renda ou se acontece com todo tecido).
      Comecei colando a parte de cima, de uma lado a outro, e só depois comecei a descer. Achei mais fácil assim.

Começando a colar, e Coco sempre por perto!
   
 Uma coisa que ninguém conta é que isso é trabalhoooso, cansatiiiivo e que no fim do dia seu braços estarão doendo como se fosse seu primeiro dia na academia. Ninguém contou, mas eu falo! Apesar disso tudo, o resultado é encantador e ainda conta com o fator "eu que fiz!", acompanhado de um largo sorriso no rosto!
      Claro que com mais dois braços no jogo o serviço anda mais rápido. Meu marido até me ofereceu ajuda, mas eu recusei. Gosto de fazer essas coisas sozinha. Para não dizer que ele não me ajudou, ele tirou fotos e regulou o ventilador para mim :D
      Para esse trecho da parede eu precisei de:

3m de renda preta (minha parece tem 2,30m de altura, mas eu comprei mais para sobrar para o próximo projeto que tenho em mente);
500ml de cola branca diluída em 500ml de água (a "Cascola" meu povo, ou qualquer outra similar de sua preferência);
Rolo de espuma ou pincel;
Paciência, muita paciência!

      Lembre de deixar uma sobrinha de tecido tanto na parte de cima quanto na de baixo e depois que estiver TOTALMENTE SECO, corte esses excessos com um bom estilete. Meu estilete estava horrível, então usei uma tesourinha de unhas e foi bem melhor. Eu deixei secando uns dois dias porque o tempo estava meio nublado, meio chuvoso... Então achei melhor não arriscar. Lembre-se de ter em mãos um pouco de cola diluída, pode ser que você precise consertar algumas partes depois do corte.
      Por ser um tecido elástico, eu tive que tomar muito cuidado para não esticar, para não ficar torto. Mas... Não teve jeito, em cima ficou mais largo que em baixo e ficou ligeiramente tortinho. Mas, ora bolas, a Torre de Pisa é torta e ninguém reclama. Além do mais, quem é que vai ficar reparando que o tecido da parede está torto?





Mas isso é só o começo, ainda tem mais algumas coisas para fazer aqui no quarto e, em breve, teremos mais novidades, com PASSO-A-PASSO! Não perca!

Beijos e até a próxima!

12 comentários:

  1. Oi, Melissa,

    A parede ficou bonita e original, então, a trabalheira toda valeu muito a pena, né? rsrs.

    Beijoca!

    ResponderExcluir
  2. Olá Melissa,
    Chegando agora por aqui e, pretendo voltar com mais calma, pois estou vendo que és muito criativa, parabéns. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Menina ficou demais e pode ser renovado quando enjoar.
    O meu medo é o aúmulo de poeira no tecido que geralmente acontece, mas pode ser tirado com aspirador. Ufff
    Bju

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela visita no blog aqui não vai dar pra colocar muita poeira e todos nós aqui em casa temos alergia. Uma pena mas achei que ficou legal.
    bju
    Seguindo

    ResponderExcluir
  5. Ideia muito show, super original Melissa, adorei!!!

    bjinhos

    ResponderExcluir
  6. É verdade, normalmente as pessoas não falam do cansaço no fim do trabalho, mas o resultado é mesmo incrível.
    Tenha uma ótima semana.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Ficou lindo Melissa, adorei a ideia, pensando a rrespeito de fazer no meu, ppreciso muito dar uma repaginada tb, adorei, bjs se quiser pode no meu tb tb http://realizandosonhovirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Melissa, adorei!!!
    Ficou lindo!!! Um arraso essa renda preta... Vc é muito artista, parabens!!!

    Beijos, Graciene!

    ResponderExcluir
  9. Olá Melissa, sou apaixonada por renda e pretendo fazer esse detalhe em minha parede também, mas tenho alguns receios.
    A renda nao fica fosca, perde a cor?
    Pelo fato da cola ser branca, sei que dilui,mas nao mancha a renda?

    Aguardo sua resposta, obrigada =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica! Pode fazer sem medo! A cola,depois de seca, fica completamente transparente, não deixa fosco, nem "rouba" a cor do tecido. Se fizer, mande uma foto! Adorarei saber como ficou!
      Beijos!

      Excluir
  10. Será que vc é aquariana? Me identifiquei com seu jeito hahahah beijo e parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, sou virginiana kkkkkkk
      Obrigada pela visita ao meu blog quase morto e por seu comentário! kkkkk

      Beijos!

      Excluir

Eu adoraria saber o que você acha! ;)