terça-feira, 29 de outubro de 2013

Lasanha de atum para um jantar espec... Comum!

      Há muito tempo meu marido vem me pedindo para eu fazer uma lasanha de atum. A ultima vez que fiz lasanha foi a tanto tempo que quando peguei a massa para fazer hoje, olhei a validade e já tinha vencido em março, de 2011!
     O bom foi que descobri uma massa, que pra mim é nova, que vem num pacote de 200g e promete fazer um refratário grande. Deve ser verdade mesmo, porque eu fiz um médio e ainda sobrou muita massa! Isso sem falar que custa R$1,99 cada pacotinho!
Ela é fininha e nem precisa cozinhar antes, 12 minutos no forno e voi là!



Ingredientes:

  • 1 pacote de 200g de massa para lasanha
  • 300g a 400g de mussarela 
Para o creme de atum:
  • 3 latas de atum em água 
  • 1/2 cebola ralada ou picada
  • 1 colher rasa (sopa) de margarina
  • azeite
  • 400ml de leite integral
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 1 caixinha de creme culinário
  • Sal, pimenta e ervas à gosto
Para o molho de tomate:
  • 1/2 cebola ralada ou picada
  • 1 colher rasa (sopa) de margarina
  • azeite
  • 1 tomate grande bem vermelho
  • 400ml de água
  • 3 colheres (sopa) de extrato de tomate
  • Sal, pimenta e ervas à gosto
Modo de preparo do creme de atum:

      Doure a cebola na margarina e o azeite (um fio), junte o atum escorrido e misture bem. 
Misture a farinha de trigo com um pouco de leite, mexa bem para dissolver completamente. Junte o restante do leite e despeje na panela com o refogado de atum. Mexa até engrossar levemente (cerca de 5 minutos), junte as ervas, sal e pimenta. Adicione o creme culinário e, com o fogo já baixo, mexa até engrossar mais. Apague o fogo e reserve.

Modo de preparo do molho de tomate:

      Doure a cebola na margarina e o azeite. Junte o tomate sem pele e refogue um pouco mais. Ponha a água, o extrato de tomate, sal, pimenta e ervas à gosto. Deixe ferver até encorpar um pouco.
Deixe amornar e bata no liquidificador ou com o mixer para desfazer os pedaços de tomate.

Monte a lasanha:

      Num refratário médio, ponha um pouco do molho de tomate, a massa da lasanha, mais um pouco de molho de tomate, creme de atum e o queijo.
Repita o processo até terminar. Leva ao forno alto por cerca de 15 minutos.



Dica! 

Prefira o atum em água mesmo, com óleo pode deixar sua lasanha muito gordurosa. Se usar o atum com óleo não use margarina nem azeite no molho e no creme. Aliás, não use mais gordura nenhuma!

As ervas que eu usei foram essas aqui:


Um mix com alecrim, tomilho, segurelha, manjerona, sálvia, manjericão e louro.

E a massa que me deixou encantada é essa aqui:


Não quero mais usar outra! Ela é super fina!

Nunca vi massa tão fina!
A lasanha ficou deliciosa! A primeira que fiz de atum! Aprovadíssima. Chega de lasanha bolonhesa na minha vida, aprendi a variar!

Beijos e até a próxima!

2 comentários:

  1. Oi, Melissa,

    Agora me dei conta de que nunca fiz lasanha de atum, embora todos aqui gostem desse peixe, rsrs. A sua deve ter ficado deliciosa!

    Beijoca!

    ResponderExcluir
  2. Oi Mel! Eu já comi muita macarronada de atim, mas lasanha foi a primeira vez que eu vi, deve ter ficado uma delícia! Beijos

    =*

    ResponderExcluir

Eu adoraria saber o que você acha! ;)