quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Doces e travessuras

   
      Uma tia minha resolveu fazer uma comemoração para os aniversários das minhas primas e me incumbiu a tarefa de fazer os doces. Topei na hora! Mas é com pesar que preciso admitir que, apesar de fazer um monte de coisas na cozinha, incluindo doces, eu não sei fazer BRIGADEIRO! Talvez seja uma das coisas mais fáceis do mundo, mas eu não acerto o tal "ponto de brigadeiro" de jeito nenhum. A última vez que me atrevi a fazê-lo queimei o fundo da panela, a colher de plástico (resistente à altas temperaturas) derreteu! A panela, minha mãe teve que jogar fora!
Decidi que faria tortinhas de limão (estrear minhas forminhas!) e biscoitos recheados com doce de leite. Mas festa infantil pede (exige!) brigadeiros e outros doces que precisam do mesmo "ponto". Sei que existem no mercado várias marcas de doces prontos, bastando apenas enrolar. Seria a solução, mas... E a graça de ter sido feito por você? E a graça de raspar o fundo da panela? rsrsrsrsrs Não, eu não serei derrotada por um doce tão simples!
      Fiz o brigadeiro! Acertei o ponto! E fui além, fiz Bicho-de-pé também! Rá!
Então, no fim das contas eu fiz:



Brigadeiro;
Bicho-de-pé de morango;
Tortinhas de limão;
Biscoitinhos recheados;
E uma decoração simples, mas fofa (claro!) com a ajuda da tia que bolou tudo

Bicho-de-pé

      Para o post não ficar grande demais, não vou colocar a receita do brigadeiro, nem do Bicho-de-pé. Todo mundo (e agora EU!) sabe fazer brigadeiro, né? E Bicho-de-pé também não tem mistério, basta colocar a gelatina no lugar do chocolate.
      A receita dos biscoitos eu encontrei no blog Espaço TiLidi e já fiz várias vezes, sempre com sucesso garantido. Dessa vez foi só rechear com doce de leite.



Biscoitinhos

  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 3/4 de xícara (chá) de açúcar
  • 100g de manteiga (uso margarina)
  • 1 ovo
  • 2 colheres (sopa) de leite (sim, só isso mesmo)
  • 1 pitada de sal (não uso porque minha margarina já tem sal)
  • 1 colher (chá) rasa de fermento químico
  • Canela em pó para polvilhar sobre os biscoitos (não uso)
  • 50g de coco ralado +ou- (uso por minha conta, mas acho que a Lidi também já fez com coco)
Modo de preparo:

      Junte a margarina e o açúcar, adicione o ovo e o leite e, misture bem.
Acrescente metade da farinha de trigo e o fermento (nessa hora eu coloco o coco) e misture, acrescente o restante da farinha em seguida. A partir de agora, use as mãos (adoro essa parte, mas dessa vez usei a colher até dar o ponto) para terminar de misturar e deixar a massa homogênea. 
      Faça pequenas bolinhas, ponha em uma assadeira (não precisa untar, nem enfarinhar) e amasse com um garfo e leve para assar (eu uso forno médio/alto). Assim que começar a cheirar e o fundo ficar douradinho, pode tirrs do forno e polvilhar a canela, se desejar.
Os biscoitos não ficam durinhos e crocantes assim que saem do forno, só depois de frios. Por isso não se preocupe. 

Para rechear, cozinhe 1 lata de leite condensado na panela de pressão por uns 40 minutos e depois deixe esfriar totalmente antes de usar. Ponha um pouco num biscoitinho e cubra com outro. Pronto! E rendem bastante! Consegui fazer  de 40 a 50 biscoitos casadinhos e ainda sobrou bastante doce de leite!

Tortinhas de limão

Tortinhas de limão


      Para fazer as tortinhas eu improvisei e usei essa mesma massa dos biscoitos. Sim! Ela mesma! Foi só abrir nas forminhas, levar ao forno por alguns minutos, até dourar um pouco. Depois tirei do forno, deixei esfriar e cobri com o creme de limão. Uma receita de biscoitos rendeu cerca de 30 tortinhas. Ficaram uma delícia, mas essa massa não é a ideal para conservar na geladeira, pois amolece. Portanto, deve ser servido logo... Vou testar outra massa futuramente para ver como fica.

Creme de limão
  • 3 latas de leite condensado;
  • suco de 3 limões (+ou-).
  • 1  ou 2 pacotinhos de gelatina incolor, preparada de acordo com a embalagem. (eu usei um pacote e meio)
Modo de preparo:

      Misture com um batador de arame, garfo, liquidificador ou mixer e seja feliz!

      Foi uma comemoração simples, mas cheia de carinho, decoração com bolas de encher e tiras de cartolina.
Sabe o que é magnífico nas crianças? Elas não ligam se é simples ou rebuscado, se contrataram animadores ou se a animação ficou por conta de uma tia e uma prima loucas dançando kuduro no meio da sala. É uma pena que nem todas as crianças são assim... Mas eu prefiro acreditar que TODA CRIANÇA É SIMPLES POR NATUREZA.









Torta de maracujá diet para minha irmã

E é isso, minha gente. Teve alegria, teve comidinha boa, tiveram olhinhos brilhando, teve primeiro pedaço de bolo pra mim (e para a mãe das aniversariantes e para... Agora não lembro se foi a para minha mãe ou para minha outra tia, que bolou a bagunça toda...). Enfim, teve simplicidade, como o sorriso de uma criança.

Beijos e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu adoraria saber o que você acha! ;)