sexta-feira, 12 de abril de 2013

Mão na Massa - Como Fazer Pão de Batata Recheado

      Eu estava à procura de receitas novas e encontrei essa que me encheu os olhos e abriu o apetite. Uma receita simples e que praticamente todos os ingredientes eu já tinha em casa, só faltava mesmo o fermento.
Resolvi me arriscar na arte da panificação e, olha, ficou bom demais!!! Fiz recheado com queijo e presunto, mas pra falar a verdade, mesmo sem recheio ficaria ótimo.
      Imagina: aquele cheiro de pão invadindo a casa, se espalhando pela vizinhança. Aí você tira o pão do forno, passa manteiga e ela vai se derretendo no meio do pão... Delícia!


      Mas, não vou deixar vocês aí babando, né? Vamos ao que interessa?
Receita \o/ iupiiiiii!

Ingredientes:


  • 2 batatas grandes sem casca
  • 1 tablete de fermento biológico fresco (15g)
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • 4 colheres (sopa) de manteiga
  • 4 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • sal à gosto
  • 1 ovo batido com 1 colher (sopa) de água para pincelar
Modo de preparo:

      Cozinhe as batatas em 2 xícaras (chá) de água. Escorra, mas reserve essa água separadamente. Em uma tigela dissolva o fermento em um pouco dessa água e o açúcar. Deixe descansar por 10 minutos. Esprema as batatas, misture ao fermento junto com o restante da água, o sal, a manteiga e 2 xícaras de farinha de trigo. Misture bem. Junte o resto da farinha e misture mais um pouco. 
      Chegou a hora de pôr essa massa numa superfície enfarinhada e descarregar o estresse! Sove bem a massa, misturando aquela farinha que você já adicionou mas ainda não misturou bem. Misturou tudo? Continue sovando! Faça isso por uns 10 minutos (parece cansativo, mas é bom! Relaxa...). Agora, ponha a massa numa vasilha enfarinhada, cubra com um pano de prato e deixe descansar por 1 hora (descanse também, você merece!).
      Passado esse tempo, pegue pequenas porções da massa, recheie e ponha numa forma untada e enfarinhada. Fez isso? Agora, deixe descansar por mais uns 15 minutos.

Essas bolinhas viraram esses pães enormes!

 Para saber o tempo certinho, ponha uma bolinha (pequenininha mesmo) de massa num copo com água. Ela vai afundar, quando subir é que já está na hora de pincelar com o ovo e levar ao forno que já deve estar aquecido. Deixe no forno médio até dourarem, aqui levou cerca de 30 minutos.

O recheio ficou "espremidinho" no canto

      Para rechear, eu fiz um charutinho de queijo e presunto e cortei no meio. Minha dica é que, se você for fazer com esse mesmo recheio, rale ou pique os ingredientes. Vai distribuir melhor na massa.


      Não sei se pode congelar. Pensei que fosse sobrar para eu fazer esse teste, mas... Enfim, da próxima vez testarei. Se alguém testar antes de mim, por favor, volte e diga qual foi o resultado.

Beijos e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu adoraria saber o que você acha! ;)