terça-feira, 29 de outubro de 2013

Lasanha de atum para um jantar espec... Comum!

      Há muito tempo meu marido vem me pedindo para eu fazer uma lasanha de atum. A ultima vez que fiz lasanha foi a tanto tempo que quando peguei a massa para fazer hoje, olhei a validade e já tinha vencido em março, de 2011!
     O bom foi que descobri uma massa, que pra mim é nova, que vem num pacote de 200g e promete fazer um refratário grande. Deve ser verdade mesmo, porque eu fiz um médio e ainda sobrou muita massa! Isso sem falar que custa R$1,99 cada pacotinho!
Ela é fininha e nem precisa cozinhar antes, 12 minutos no forno e voi là!



Ingredientes:

  • 1 pacote de 200g de massa para lasanha
  • 300g a 400g de mussarela 
Para o creme de atum:
  • 3 latas de atum em água 
  • 1/2 cebola ralada ou picada
  • 1 colher rasa (sopa) de margarina
  • azeite
  • 400ml de leite integral
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 1 caixinha de creme culinário
  • Sal, pimenta e ervas à gosto
Para o molho de tomate:
  • 1/2 cebola ralada ou picada
  • 1 colher rasa (sopa) de margarina
  • azeite
  • 1 tomate grande bem vermelho
  • 400ml de água
  • 3 colheres (sopa) de extrato de tomate
  • Sal, pimenta e ervas à gosto
Modo de preparo do creme de atum:

      Doure a cebola na margarina e o azeite (um fio), junte o atum escorrido e misture bem. 
Misture a farinha de trigo com um pouco de leite, mexa bem para dissolver completamente. Junte o restante do leite e despeje na panela com o refogado de atum. Mexa até engrossar levemente (cerca de 5 minutos), junte as ervas, sal e pimenta. Adicione o creme culinário e, com o fogo já baixo, mexa até engrossar mais. Apague o fogo e reserve.

Modo de preparo do molho de tomate:

      Doure a cebola na margarina e o azeite. Junte o tomate sem pele e refogue um pouco mais. Ponha a água, o extrato de tomate, sal, pimenta e ervas à gosto. Deixe ferver até encorpar um pouco.
Deixe amornar e bata no liquidificador ou com o mixer para desfazer os pedaços de tomate.

Monte a lasanha:

      Num refratário médio, ponha um pouco do molho de tomate, a massa da lasanha, mais um pouco de molho de tomate, creme de atum e o queijo.
Repita o processo até terminar. Leva ao forno alto por cerca de 15 minutos.



Dica! 

Prefira o atum em água mesmo, com óleo pode deixar sua lasanha muito gordurosa. Se usar o atum com óleo não use margarina nem azeite no molho e no creme. Aliás, não use mais gordura nenhuma!

As ervas que eu usei foram essas aqui:


Um mix com alecrim, tomilho, segurelha, manjerona, sálvia, manjericão e louro.

E a massa que me deixou encantada é essa aqui:


Não quero mais usar outra! Ela é super fina!

Nunca vi massa tão fina!
A lasanha ficou deliciosa! A primeira que fiz de atum! Aprovadíssima. Chega de lasanha bolonhesa na minha vida, aprendi a variar!

Beijos e até a próxima!

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Quarto repaginado - Como colar tecido (renda) em parede

  O quarto (e eu) estava ansioso por um detalhe na parede da cabeceira!
Então optei por uma colagem de tecido, decidi que usaria RENDA, mas em pesquisas na rede não havia absolutamente nada explicando ou indicando como proceder com a colagem desse tecido. Todas as dicas que eu vi indicavam tecido de algodão, de tapeçaria, nada de renda. Mas eu, teimosa que só, insisti na renda com a cara e com a coragem e colei! Então, acho que sou pioneira em colagem de renda em parede :D
      Vou confessar que no início fiquei meio assustada e aquela voz que habita o fundo do meu ser começou a dizer: "isso não vai dar certo... Eu sabia que não ia dar certo! Jogou dinheiro fora...". E foi justamente nessa hora que eu insisti e começou a dar tudo certo. O resultado é esse que podemos ver.

Tchã-ran!


      A renda que usei é daquelas que estica (que maluquice, Melissa!). A vantagem de ser renda, é que não precisei passar cola na parede antes de colar o tecido e depois passar mais cola sobre ele para proteger. Fui ajustando o tecido na parede e passando cola por cima de uma vez. A desvantagem é que tive que ficar segurando o tecido com cola sobre a parede até quase secar totalmente antes de partir para o próximo pedaço (não sei se é só com a renda ou se acontece com todo tecido).
      Comecei colando a parte de cima, de uma lado a outro, e só depois comecei a descer. Achei mais fácil assim.

Começando a colar, e Coco sempre por perto!
   
 Uma coisa que ninguém conta é que isso é trabalhoooso, cansatiiiivo e que no fim do dia seu braços estarão doendo como se fosse seu primeiro dia na academia. Ninguém contou, mas eu falo! Apesar disso tudo, o resultado é encantador e ainda conta com o fator "eu que fiz!", acompanhado de um largo sorriso no rosto!
      Claro que com mais dois braços no jogo o serviço anda mais rápido. Meu marido até me ofereceu ajuda, mas eu recusei. Gosto de fazer essas coisas sozinha. Para não dizer que ele não me ajudou, ele tirou fotos e regulou o ventilador para mim :D
      Para esse trecho da parede eu precisei de:

3m de renda preta (minha parece tem 2,30m de altura, mas eu comprei mais para sobrar para o próximo projeto que tenho em mente);
500ml de cola branca diluída em 500ml de água (a "Cascola" meu povo, ou qualquer outra similar de sua preferência);
Rolo de espuma ou pincel;
Paciência, muita paciência!

      Lembre de deixar uma sobrinha de tecido tanto na parte de cima quanto na de baixo e depois que estiver TOTALMENTE SECO, corte esses excessos com um bom estilete. Meu estilete estava horrível, então usei uma tesourinha de unhas e foi bem melhor. Eu deixei secando uns dois dias porque o tempo estava meio nublado, meio chuvoso... Então achei melhor não arriscar. Lembre-se de ter em mãos um pouco de cola diluída, pode ser que você precise consertar algumas partes depois do corte.
      Por ser um tecido elástico, eu tive que tomar muito cuidado para não esticar, para não ficar torto. Mas... Não teve jeito, em cima ficou mais largo que em baixo e ficou ligeiramente tortinho. Mas, ora bolas, a Torre de Pisa é torta e ninguém reclama. Além do mais, quem é que vai ficar reparando que o tecido da parede está torto?





Mas isso é só o começo, ainda tem mais algumas coisas para fazer aqui no quarto e, em breve, teremos mais novidades, com PASSO-A-PASSO! Não perca!

Beijos e até a próxima!

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Espelhos da alma

   Sabe quando você está andando pela cidade, olhando as lojas despretensiosamente e dá de cara com uma coisa que enche sua cabeça de ideias e expulsa a intenção de "só olhar"? Então, foi exatamente isso que esses espelhinhos fizeram comigo ontem... Estavam baratinhos, trouxe logo uns quatro para fazer um conjunto! Mas para pôr em prática o que se passava pela minha cabeça, deu um "pulo" na Caçula e comprei o restante das coisas que eu precisaria: tinta e estêncil.


 

   E aí, gostaram? Querem fazer e deixar qualquer canto da sua casa uma fofura? Vamos lá!

  
   Antes de mais nada, verifique se seu espelho solta da moldura. Caso não solte, proteja o espelho com um pedaço de papel e fita adesiva enquanto pinta a moldura. Minhas molduras tinham uma pequena estrutura para pendurar na parede


eu optei por cortar essa parte usando um estilete aquecido na chama de uma vela (crianças e desastrados, peçam a ajuda de um adulto)


   Com as molduras devidamente pintadas e secas, chegou a hora de tirar o papel que protegia o espelho e tratar de proteger a moldura. No meu caso, foi bem mais fácil, já que o espelho solta da moldura. Então eu não precisei fazer todo esse processo de proteção.
   Prenda o estêncil no espelho com a fita adesiva e pinte


   E pronto! Temos belos espelhos decorados para dar um "up" naquela parede xoxa que todos nós temos. 

Olha que fofo o conjunto terminando de secar...




   Eu adorei os espelhos, acho que vou adotar em mais cômodos da casa... É só variar o tamanho e a forma dos espelhos!

   Beijos e até a próxima!

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Organizando meus condimentos - Como Reaproveitar caixote de frutas

      Ultimamente tenho frequentado muito o sacolão. Todos os dias tenho frutas, legumes e verduras. Eu sempre tento variar, principalmente nas frutas e um dia desses bati os olhos num caixotinho com 6 frutas do conde (pinhas). Gosto muito de fruta do conde, mas confesso que desta vez comprei mais por causa da embalagem do que pelas frutas propriamente ditas.
      Após me deliciar com as frutas, comecei a alimentar a criatividade e consegui um lugar especial para colocar meus potes de temperos, que andavam espalhados sobre a pia e o peitoril da janela.

*Ah, vale ressaltar que esse não é aquele caixote de feira grande, ele é pequeno, veio com 6 frutas.

Para fazer essa gracinha eu precisei de:


  • lixa 
  • tinta para artesanato branca
  • tinta para artesanato da cor desejada
  • pincel
  • decalque de MDF
  • super cola (cola instântanea)
  • verniz incolor

O primeiro passo é lixar tudo direitinho;

Caixotinho lixado, pronto para pintar
Depois, passe no mínimo duas demãos de tinta branca porque esse tipo de madeira "puxa" a tinta;

Já com o fundo branco, pronta para receber a cor final

Depois de seco, passe uma ou duas demãos de tinta da cor que você escolheu (dependendo da cor uma demão pode ser suficiente. Mas isso você só vai saber no momento da pintura);

Já com a cor final

Prepare os decalques lixando e pintando da cor desejada;

Eu optei por deixar na cor original, por isso nem precisei lixar.
Esse é o "decalque", não sei se tem outro nome

Cole os decalques;


Aplique o verniz diluído com água-rás (já sabe, né? Uma ou duas demãos...);
E tchan rã:

      Prontinho! Temperos organizados e cozinha mais bonita!

      Eu amei! E você, o que achou? Deixe seu comentário!
Beijos e até a próxima!